quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Portas e batentes


Todos conhecemos a "folha da porta": uma chapa lisa/reta de madeira/metal, normalmente com uma maçaneta/puxador, apoiada em dobradiças (laterais ou pivotantes).  Mas e o batente?

No Brasil, o batente típico é uma prancha de madeira aparelhada, com ranhuras (para melhor fixação contra a parede) e rebaixos (para receber a folha da porta).  O conjunto é "02 pernas + cabeceira/travessa/testeira"; cada perna com 2,15m, a testeira variando com a dimensão da folha (as folhas são padronizadas em 62cm, 72cm, 82cm, 92cm, 102cm; embora possam ser cortadas em diversas larguras).  

Grosso modo, os batentes têm 22x3cm, com rebaixos de 3x1cm (portas maciças têm espessura/vão de 2,7cm; portas semi-ocas têm espessura de 3,2cm). Batentes com rebaixos duplos podem receber folha dentro e fora (janelas venezianas, por exemplo, têm folhas cegas dentro e folhas com vidro para fora).  


Batente conforme a Eucatex


Batente conforme a China...



A maior arte na porta é montar o marco (esquadrar uma travessa, travando-a contra 02 pernas e a folha no meio), e assentá-lo no prumo (usando um prumo de face).  
Uma instalação convencional - eita porta grande...


O marco, montado, aprumado para instalação
Detalhes de montagem de batente


Antigamente, se fixavam os marcos com pregos ou parafusos.  Hoje, a injeção de espuma de poliuretano simplificou a tarefa, lembrando que é um marco sujeito a ser arrancado se sofrer um forte (bem forte) impacto.  


Uma janela instalada com espuma de poliuretano 
Como os batentes atingem quase até a fundação das casas (na verdade, originalmente ultrapassam o contrapiso), pode-se ter problemas na troca do piso (ninguém pensaria nisso na época do assoalho).  Há pequenas técnicas para troca do piso, sem tumultuar os batentes.  


Como instalar um outro piso, conforme a Eucatex


As guarnições (ou alizares) são os acabamentos finais, que cobrem as imperfeições entre o batente e a alvenaria.  De material mais delicado, sofrem muitos danos (principalmente pela água/limpeza).  Muitas obras já trabalham sem guarnições (até pelo custo e esmero na instalação).  






Há batentes metálicos (alumínio, aço) que não 'perdem o prumo'.  Há inclusive batentes "reguláveis": peças já com acabamento, prontas para instalação, com a guarnição já acoplada, o que permite eliminar erros de colocação ou prumo da parede.  Tem o pomposo nome de "batente regulável em madeira mecanicamente processada com base de poliuretano" - ou seja, é praticamente uma peça de plástico, deixou de ser madeira, o que também não é um problema.







Batente metálico, conforme a China.  


Há conjuntos de batentes complexos, com postigos, seteiras e visores.  Em geral, já vêm com todo o conjunto pronto. 

Há também conjuntos de 'porta pronta', já pré-montada, com batentes no prumo, e maçaneta.
Porta pronta , batente em madeira



Porta pronta, batente em aço
E também outras combinações mecânicas mais complexas, como janelas oscilo-batentes, com 02 eixos de pivô (comuns em países com neve).  

Oscilo-batente, com ferragens complexas





Nenhum comentário:

Postar um comentário