sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Das molas de portas

O discurso de "automatizadores de acesso" é garantir conforto (ou manutenção das condições do ambiente) em grande escala.  Pense em quantas vezes se abre  e fecha (também chamadas "ciclo de operações") a porta de entrada de um Hotel, um Hospital ou um Aeroporto.  Pense também a capacidade de um sistema de HVAC para "segurar" uma área que nunca fecha; ou do controle de animais e vetores; ou do controle de pessoas.  

Vai, daí, a aplicação de um sistema que mantenha as portas fechadas.  E que seja robusto, regulável, pequeno, de pouca manutenção, etc.

O modelo mais esperado são as molas de porta, principalmente no sistema aéreo (mais comuns, , principalmente pelo custo; de amplo uso, envolvendo residências, clínicas e consultórios, até grandes portas industriais) e as de piso (tipicamente usadas em portas de vidro temperado, mas podem suportar qualquer sistema pivotante; só que não toleram água !).



Mola de uso "leve", sem regulagem (é meio vagabunda...)



Mola de piso, uso típico em portas de vidro temperado
Interior de mola aérea, pinhão e cremalheira


Mola aérea de pinhão e cremalheira, a mais conhecida, permite regulagens
Tais mecanismos têm regulagem de velocidade e pressão; evita bater a folha

Há também outros sistemas "automáticos": para portas de correr (a barra/batente tem um inclinação favorável que tende ao fechamento); para portas contra incêndio (a chamada "dobradiça de mola helicoidal" tem uma mola interna, que tende ao fechamento); para divisórias de sanitários ou box (a chamada "dobradiça automática de batente" tem o pino de união com encaixe/corte em diagonal, que tende a uma posição pré-definida, de fechamento ou abertura).  


Mola interna à dobradiça, para portas corta-fogo
Dobradiça automática, tendência ao fechamento, uso em box e blindex


Dobradiça com corte diagonal, tendência à abertura, uso em sanitários
Dobradiças a todos os gostos



Mesmo a porta de folha convencional pode ter um encaixe que tende ao fechamento (lembre-se que muitas porteiras de fazenda, pela montagem e posicionamento de seu baricentro, têm tendência ao fechamento). 


Porteira não é só coisa do campo...

Outros itens para "automatizadores de acesso" são os que envolvem motores e energia elétrica, com considerações em outros textos.

2013out, fb.





Nenhum comentário:

Postar um comentário